Google search engine
InícioAtualidadesSisu 2024: tudo o que você precisa saber

Sisu 2024: tudo o que você precisa saber

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das principais formas de ingressar no ensino superior público no Brasil. Assim, por meio dele, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a vagas em universidades federais, estaduais e institutos federais de todo o país.

Mas como funciona o Sisu? Quem pode participar? Quais são as datas e os prazos? Neste post, vamos responder essas e outras perguntas sobre o Sisu 2024, para que você possa se preparar e aumentar suas chances de conseguir a tão sonhada vaga na faculdade.

O que é o Sisu?

O Sisu é um sistema informatizado que seleciona os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior com base na nota do Enem. Portanto, a cada edição, o Sisu oferece milhares de vagas em cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento.

O Sisu é gratuito e ocorre duas vezes por ano, geralmente nos meses de janeiro e junho. Para participar, é preciso ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido nota acima de zero na redação.

Como se inscrever no Sisu 2024?

As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2024, se iniciam nesta segunda-feira (22) e se estendem até quinta-feira (25).

O programa apresenta duas mudanças significativas:

Neste ano, haverá apenas uma edição, realizada em janeiro. O processo seletivo que anteriormente ocorria no meio do ano não será mais realizado. Além disso, houve alterações nas regras para a adesão por meio de cotas. A seguir, confira detalhes sobre essas mudanças e obtenha respostas para outras dúvidas sobre o Sisu.

Datas do Sisu 2024:

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma única edição. Consequentemente, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 acontecerá nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

Portanto, para todos os interessados em se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu este ano, o cronograma será o seguinte:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024 Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de
  • 2024 Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestação de interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

Quem está apto a participar?

Alunos que tenham realizado o Enem 2023 e obtido nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

Posso escolher em qual semestre vou ingressar na faculdade? 

Não. Sendo assim, caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

Opções de vaga no Sisu 2024

Durante a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de curso ou universidade, podendo alterá-las quantas vezes desejar, desde que seja entre 22 e 25 de janeiro.

Valerão as opções marcadas no sistema até as 25h59 do dia 25, quando o prazo de inscrição encerra.

Uma sugestão é acompanhar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada, pois fornecem uma boa indicação das chances de classificação em cada curso.

Mudança nas cotas do Sisu 2024

O Sisu oferece vagas por meio da Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No entanto, neste ano, foram anunciadas algumas alterações para a candidatura a essas vagas:

Todos os candidatos concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. Caso não atinjam as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e renda), então, participarão da disputa pelo benefício. Dessa forma, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, obtiver uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” sem tirar a vaga de um cotista com desempenho mais baixo. Pois então, até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

Total de vagas do Sisu

Neste ano, o Sisu contará com 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas.

megacidade
megacidade
Somos uma equipe apaixonada por contar histórias e compartilhar informações relevantes com nossos leitores. Nossa missão é trazer as notícias mais recentes, artigos aprofundados e conteúdos envolventes para mantê-lo(a) sempre atualizado(a) sobre tudo o que acontece nas cidades. Juntos, estamos empenhados em trazer o melhor do jornalismo para enriquecer sua experiência em nosso portal.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments